sexta-feira, 24 de julho de 2009

A QUARTA ÊNFASE DO SER REFORMADO


A IGREJA INTERPENETRADA PELO MUNDO.
TENTATIVAS DE ENSAIOS SOBRE A QUARTA ÊNFASE DO SER REFORMADO/3.
REFLEXÕES DIÁRIAS.
Tendo como pano de fundo a igreja interpenetrada pelo mundo, com a influência deletéria desde sendo sentida, inclusive nos concílios superiores da IPB, onde afloram os conchavos, alianças espúrias, em arremedo à reunião de Lula, Sarney e Collor, referi-me antes às três ênfases do ser reformado: - A doutrinalista. - A pietista. E a transformalista. O que você pode rever nos primeiros posts desse blog.

Essas três ênfases foram sugeridas pela Junta de Educação Teológica da Igreja Cristã Reformada da America do Norte e tendo achado interessante as incorporei em estudo que estamos fazendo na Escola Dominical em nossa igreja. Tenho recebido muitos feedbacks positivos acerca desse estudo, pelo que fico gratificado.
Mas, resumindo e recapitulando, a primeira ênfase ou mentalidade é a doutrinalista. Reformado nesse sentido refere-se à forte adesão a determinadas doutrinas cristãs ensinada nas Escrituras e refletidas nos Confissões ou declarações de fé comunitárias ou universais da igreja.
A segunda é a pietista, que diz respeito à vida cristã e ao relacionamento pessoal com Deus. A pergunta para os pietistas é: como nós experimentamos Deus em nossa caminhada diária da fé?
A terceira ênfase ou mentalidade é a transformacionalista. Reformado aqui concerne ao relacionamento do cristianismo e a cultura, a uma visão de mundo e vida e de Cristo como cultura de transformação.
Obviamente são três ênfases ou mentalidades que se sobrepõem e se completam. Uma induz a outra. A boa doutrina leva a vida de piedade que busca transforma o meio e não ser transformado por este.
É uma negação do ser reformado de "uns" que numa só pessoa ou grupo junta má teologia, má e falsa piedade e numa vida derrotado absorvida pelo meio.

Mas para quem contempla as três visões, não há um divisor entre elas. Representam, no entanto, três abordagens distintas, tanto históricas quanto conceituais, e fornecem a estrutura para apresentação de dezesseis palavras-chaves ou frases que sumarizam o que se chamou de sotaque reformado. Eis então:
A Ênfase Doutrinalista
1. Escritura (2 Timóteo 3:16);
2. Criação/queda/redenção (Colossenses 1:15-20);
3. Graça (Efésios 2:8-10)
4. Aliança (Jeremias 31:31-34)
5. Graça Comum (Mateus 5:43-48)

Ênfase Pietista
1. Relacionamento pessoal com Jesus
2. o Espírito Santo (Romanos 8:1-17)
3. Gratidão (Colossenses 3:15-17)
4. A Igreja (Efésios 4:1-16)
5. Palavra e Sacramento (Romanos 10:14-15; Mateus 28:16-20; e 1 Coríntios 11:23-26)

Ênfase Transformacionista
1. Jesus é Senhor (Filipenses 2:11)
2. Palavra e obras (Tiago 2:14-17)
3. Reino (Mateus 6:10)
4. O mandato cultural (Genesis 1:27-28)
5. Educação Cristã (Provérbios 9:10)
5. Vocação cristã (Efésios 4:1)
Dei todo o script neste blog para você se aprofundar no estudo e na reflexão com a Palavra de Deus aberta, mas não hesite em começar pela leitura destes. E a minha oração, no nome santo de Jesus, é para você que me lê para criticar; buscando quem sabe até uma menção de um nome qualquer das figuras pálidas e peçonhentas, para poder me processar e liquidar: mesmo que você não queira ou não permita, mesmo que o seu interesse seja somente o vil metal e a raiz de todo mal, o Espírito Santo possa falar em seu coração e mudar a sua vida.

Nenhum comentário: