sexta-feira, 3 de julho de 2009

NOSSA IDENTIDADE - O QUE É SER REFORMADO? - PARTE 5


Como relacionamos o Evangelho com mundo:


A ênfase transformacionalista

Nessa ênfase, os reformados referem-se a uma determinada visão do relacionamento do Cristianismo com a cultura, a uma visão de mundo e vida. A questão para os transformacionalistas é: Como os cristãos se relacionam com cultura existente ao seu redor? Mais especificamente, como os cristãos promovem o Senhorio de Cristo na cultura e na sociedade? Como a igreja dirige o Evangelho ao mundo ao seu redor e evita o isolacionismo que tão freqüentemente tem caracterizado a igreja? Seis palavras ou frases ajudam a compreender esta dimensão do ser reformado.

1. Jesus é Senhor (Filipenses 2:11)

Estas palavras, naturalmente, aparecem fortemente na Bíblia. Paulo conclui grande hino em louvor a Cristo, “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, ... e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fil. 2:11). Uma outra frase bíblica que os reformados para marcar o mesmo ponto é “nosso Deus reina”.

Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! (Isa. 52:7)

Esta afirmação que Jesus é Senhor assume significado particular no mundo moderno onde somos flagelados pelo dualismo, a devastadora separação entre o sagrado e o profano. A visão secular de mundo, no ar que se respira hoje, pode levar os cristãos a crerem que o mundo está rachado realmente em dois, rachado entre o que sagrado e o que é profano. Aconselha-se aos cristãos a terem seu pequeno Jesus para o seu pequeno mundo sagrado, mas o que se pede aos cristãos é que se aplique Jesus somente a esse mundo pequeno chamado “o sagrado”.

Quando os reformados ouvem tal argumento sagrado/secular, recordam as palavras de Jesus:

“Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mat. 28:18), e o ensino de Paulo que Deus “ressuscitando [a Cristo] dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro”. (Efésios 1:20-21).

Sob a liderança de Abraham Kuyper (retrato acima), os reformados rejeitam fortemente este dualismo secular/sagrado e declaram que Jesus é Senhor de tudo. Se a passagem mais conhecida do Catecismo de Heidelberg é a Pergunta e a Resposta nº 1 (“Qual é o seu único conforto na vida e na morte? Que eu pertenço... ”), a citação mais conhecida de Abraham Kuyper é, “não há uma polegada quadrada no domínio inteiro de nossa existência humana que Cristo, que é Soberano sobre tudo, não reclame: ‘É minha!’'”

2. Reino (Mateus 6:10)

O conceito de senhorio de Cristo sobre todas as coisas está relacionado intimamente com à ênfase bíblica e reformada sobre o reino de Deus. Jesus disse, o “`o tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos, e crede no evangelho'” (Marcos 1:14 - 15). Jesus ensinou muitas parábolas do reino. Jesus ensinou os cristãos a orarem, “venha o teu reino. Seja feita a sua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10).

O reino de Deus é o governo de Deus sobre todas as coisas. Deus é rei. Ele é soberano. Ele reina.

Deus sempre governou, mas seu domínio foi vindicado e estabelecido uma vez e por todas na morte e na ressurreição de Jesus Cristo (Colossenses 1:15-20; Efésios 1:15-23).

O reino é tanto uma realidade presente como futura. É “agora” e “ainda não”. Jesus disse que o reino está à mão; também orou para que o reino viesse.

Em que pese o alto grau de alienação das igrejas reformadas pelo mundo afora, da IPB não se pode dizer que esteja tão marcada pela completa alienação quanto a participação em esforços do reino, ainda que seus esforços particulares tenham deixado muito a desejar.

Como fruto deste conceito do reino a IPB poderia desenvolver ou se engajar mais em um sem número de ministérios. A lista abaixo mostra o pouco do que se tem feito:
– Faculdades e escolas de propriedade ou mantidas pela igreja – Mackenzie etc;
- Hospitais filantrópicos – Rio Verde/GO;
– Abrigos ou orfanatos para crianças abandonados inclusive com deficiências físicas e mentais, alguns esparsos;
– Associação de cidadãos em prol da justiça pública – iniciativa pouco incentivada;
– Centros de desenvolvimento comunitários – também muito omitidos;
- Centros de aconselhamento cristão a casais, crentes e descrentes etc.

Os cristãos vivem na esperança de que o reino ainda não é. O olhar dos cristãos para frente não é apenas à derrota, mas ao banimento de Satanás, ao retorno glorioso de Cristo, e a um novo céu e uma nova terra onde não haja não mais choro ou destruição ou morte e onde, no nome de Jesus, todo joelho se curvará e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor.

Intimamente relacionado à ênfase acima, o reino como compromisso com a busca da justiça na sociedade. Muitas passagens das Escrituras conclamam os cristãos a buscarem a justiça, mas nenhuma é mais eloqüente do que a chamada de Miquéias a Israel:

Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.(Mic. 6:8)

Por conseqüência à ênfase sobre o senhorio de Cristo e o reino de Deus que os reformados podem ser fortes promovedores de uma participação mais ampla na sociedade. E justiça é o que geralmente buscam os cristãos quando trabalham nestas áreas mais amplas. Os teólogos e filósofos falam sobre o relacionamento entre o amor e a justiça. Geralmente falando, os cristãos interpretam a chamada de Deus para amar como se aplica aos relacionamentos pessoais que os cristãos tem as pessoas dentro das comunidades em que vivem; enquanto que a justiça é algo que os cristãos podem procurar para todos os povos em toda parte. Alguns exemplos de busca da justiça são:
- Lutando contra leis ou práticas que causam a discriminação racial ou iniqüidades econômicas.
- Promoção de um apropriado equilíbrio entre punição, reabilitação e restauração no sistema judiciário penal.
- Promoção de políticas que aliviam o sofrimento, a pobreza, e a fome humanos e que dão esperança e oportunidade aos membros mais fracos da sociedade.

Uma advertência importante está colocada aqui. A justiça bíblica e a idéia de justiça como é usada no discurso político têm freqüentemente seguido diapasões bem diferentes. A justiça na sociedade em geral tende a focalizar direitos pessoais, o que alguém assim o entende, o que é devido a um indivíduo; no entanto a justiça na Bíblia, apesar de incluir certamente interesse aos direitos pessoais enraizados no status exaltado da pessoa humana como portador da imagem de Deus, exalta as noções do justiça, obediência à lei de Deus, a restauração dos relacionamentos, e correção de erros que conduzem à justiça e à paz. A justiça na Bíblia está ligada completamente com o reino de Deus e da nova ordem de justiça e paz de Deus.

3. Palavra e Obras (Tiago 2:14-17)

Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. (Tiago 2:14-17).

Assim como uma compreensão bíblica da vida Cristã conduz rapidamente à igreja, assim uma compreensão bíblica da igreja conduz rapidamente à natureza da missão: palavra-e-ação da igreja. A missão da igreja tem um componente de palavra (proclamação); tem também um componente de obras (ação).
- A igreja proclama que Jesus é Senhor e conduz os ouvintes no bem-estar público.
- A igreja chama as pessoas à fé em Jesus Cristo e ajuda na restauração de refugiados..
- A igreja constrói o corpo dos crentes e promove a justiça na sociedade.
- A igreja tem presbíteros e diáconos.
A palavra e a ação seguem juntas na vida cristã e no ministério da igreja. A igreja não pode dividir o ministério da palavra e da ação, e certamente não pode escolher entre elas.

4. O Mandato Cultural (Genesis 1:27-28)

O mandato cultural é um termo que se ouve freqüentemente nos círculos kuyperianos, nos círculos reformados. O mandato cultural se refere especificamente a Genesis 1:27 - 28:

Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

Este é um mandato, uma descrição de trabalho que Deus deu a Adão e a Eva no começo do mundo no Jardim de Éden. Deus deu a Adão e Eva uma posição de domínio sobre toda a terra, uma posição que incluía o poder nomear, que, de maneira significativa, é o poder de criar. Os seres humanos governam o mundo com Deus!

Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: (Sl. 8:5-6)

O ponto aqui não é que os seres humanos estão no controle e podem fazer qualquer coisa que querem. O ponto não é que as pessoas podem dominar e explorar. É completamente o oposto. Os seres humanos foram apontados como encarregados; responsáveis por fazer muito mais do que Deus tem feito neste grande mundo. Os seres humanos são construtores, arquitetos, criadores!

O mandato cultural acompanha uma ênfase forte sobre a criação. Uma das coisas que flui diretamente de uma forte doutrina da criação e do mandato cultural é uma apreciação da ciência. Os cristãos reformado não tem a profunda suspeita da ciência (ou da educação de modo geral, pelo que é) como alguns cristãos tem. Deus revelou-se por meio de dois livros: o livro da Escritura e o livro da natureza. Do último livro, o salmista diz, “os céus proclamam a glória de Deus; e o firmamento as obras de suas mãos”. (Salmo 19:1). A ciência é uma maneira sistemática de “ler” o livro da natureza. Quando o livro da ciência parece opor-se ao livro da Escritura, os cristãos reformado releu e estudam ambos os livros para ver onde está a má leitura. Finalmente, estes dois livros não podem se contradizerem porque Deus é o autor de ambos.

O encargo ambiental é outra forte implicação do mandato cultural e de sua ênfase sobre a criação. “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.” (Salmo 24:1). Os cristãos são zeladores da terra e do ambiente. Este mundo não é nosso para fazer com ele o que nos apraz. É mundo de Deus, e ele apontou os seres humanos para serem seus encarregados, zeladores, e guardiães.


5. Educação Cristã (Provérbios 9:10)

“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência” (Prov. 9:10)

Os reformados compartilham com todos os cristãos uma forte ênfase na educação cristã. Historicamente, a IPB, em particular, enfatiza a importância da educação cristã não somente no lar e na igreja, mas também nas instituições educacionais – ensino fundamental, médio e superior. Porque Cristo é o Senhor de toda a vida, inclusive todas as esferas da aprendizagem, toda a educação deve ser centrada em Deus. Nesta compreensão da integração da fé e da aprendizagem, Deus não deve ser deixado fora da educação em nenhum nível.

O mandato bíblico para a educação cristã, para integrar Cristo em todas os facetas da vida e aprender, talvez pode ser visto mais clara e belamente em Colossenses 1:15 - 17:

Este [Cristo] é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.

Conseqüentemente, as escolas de Cristã iniciadas por cristãs reformados são construídas sobre uma visão positiva: Aprender está enraizado em Cristo. Ao mesmo tempo, não são opostos à instrução pública. Como cidadãos públicos, os cristãos reformado são tipicamente suportes do sistema de instrução pública local; eles sustentam escolas cristãs e apóiam a cobrança de impostos para o sustento de escolas públicas. Muitas igrejas locais da IPB têm professores e estudantes em escolas cristãs e em escolas públicas.

Embora as escolas cristãs tenham isolado às vezes a comunidade da escola cristã de sua comunidade mais ampla, tal isolamento não é o objetivo e de fato não deve ser oferecida resistência a que haja uma volta ao normal. O mundo todo, e não apenas a igreja, é de Deus; e Deus, em sua graça comum, importa-se com todas as pessoas, mesmo com aquelas que não o conhecem. Os cristãos reformado tem convicções fortes sobre a educação cristocêntrica; têm também um forte interesse no bem estar de toda a pessoa.

6. Vocação Cristã (Efésios 4:1)

“Vivam de uma maneira que esteja de acordo com o que Deus quis quando chamou vocês” (Ef. 4:1 - NTLH). A vida inteira do cristão – não apenas no domingo e na igreja – é de divina vocação, uma resposta à chamada de Deus para seguir a Cristo. Num mundo onde todas as coisas devem pertencer a Cristo, os cristãos oferecem cada parte de seu viver - seu tempo, seu trabalho, seus dotes, sua criatividade, sua riqueza, sua recreação – a Deus como oferta ação de graças e de obediência.

Muitas pessoas que ouvem a palavra calvinista imediatamente pensam acerca “da ética do trabalho calvinista”, uma ética de trabalhar duro, honesto, e de orgulhar-se de um trabalho. É que o trabalho ético está enraizado na convicção calvinista de que todo o ser trabalho humano – chame-se de um emprego, uma carreira, uma vocação, tanto super-poderoso quanto simples, tanto altamente remunerado quanto não remunerado, é uma resposta à chamada de Deus e é parte do mandato de Deus de governar a terra e do comando de Cristo de segui-Lo.

Além de nosso trabalho diário, esta compreensão abrangente de Deus chama nossas vidas a produzir fortes e conscienciosos servidores do reino nos negócios, profissões, trabalho, lides domésticas, militância em organizações civis da sociedade, em organizações voluntárias, educacionais, cientificas, industriais, agricultura, serviço público em geral.. Esta ênfase sobre a vocação cristã é uma das razões pela quais as igrejas reformadas têm especial carinho pelas artes liberais cristãs em cada área educacional, da filosofia a medicina, da biologia aos negócios, é uma resposta à chamada de Deus. Este senso saudável de vocação cristã promove também um senso forte de comissariado – compromisso de usar sàbiamente o tempo, os talentos, os recursos, e a riqueza que Deus nos confiou.

Nenhum comentário: