sexta-feira, 3 de julho de 2009

NOSSA IDENTIDADE - O QUE É SER REFORMADO? - PARTE 6



Juntando tudo



Pontuaram-se antes as três ênfases - doutrinalista, pietista e transformationalista – que freqüentemente são vistas como abordagens ou mentalidades. É importante observar que uma vida e uma teologia cristãs bem-equilibradas necessitam que todas as três ênfases sejam integradas. A ênfase doutrinalista por tender conduzir à
exclusividade e à inação. A ênfase pietista por tender conduzir ao individualismo e ao não-discernimento de umas dimensões mais amplas do cristianismo. A ênfase transformacionalista por poder-se conduzir a um inclusivismo exagerado que amacia a antítese entre Cristo e o mal. Cada ênfase, por si, tende para o orgulho e desvalorização descaridosa das outras duas ênfases. Uma chave ao ministério saudável encontra-se em viver com uma visão integrada, inteira da vida cristã.

Finalmente, esta declaração de identidade é descritiva ou prescritiva? A resposta é tanto uma como outra coisa. Esta declaração de identidade deve ser vista como uma descrição da fé reformada no seu melhor estilo, mas também pode ser uma chamada fervente para que se vivam mais inteiramente nesta visão bíblica.

Que Deus possa conceder à Igreja, conforme Paulo orou o “espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele [Cristo]” (Efésios 1:17).





Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! (Efésios 3:20-21)

Nenhum comentário: